EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose
Acesso restrito Acesso Restrito

Fernanda Almeida Cruz

Se com apenas três palavras eu precisasse definir quem é o Dr. Luciano, convicta eu diria: PROFISSIONALISMO, COMPETÊNCIA e HUMANIDADE.

Meu nome é Fernanda Cruz, tenho 41 anos de idade e, desde os 20 anos, fui diagnosticada com endometriose grau IV, a forma mais severa e agressiva da doença, com acometimento de trompas, ovários, intestino, inclusive adenomiose uterina. Aos 20 anos de idade perdi a trompa e o ovário direitos e, desde então, sofri a terrível mutilação dos meus sonhos. Foram anos e anos de dores fortíssimas e incapacitantes, tanto no corpo quanto na alma... Medicações agressivas, cirurgias, incertezas e decepções. Vi meu mundo desmoronar por causa da doença. Meus planos e projetos precisaram ser paralisados, e QUASE me dei por vencida...

Foi quando, no início de 2016, numa pesquisa em sites especializados, encontrei a EndoPelvic, sob o comando do Dr. Luciano Coelho Furtado. Parecia uma luz no fim do túnel, e eu me agarrei a esta chance com todas as minhas forças. Agendei uma consulta e fui a Juiz de Fora em busca de respostas que eu já pensava que não existiam. Lá chegando, fui muito bem acolhida pela Fernanda, assistente do Dr. Luciano, e comecei desde então a sentir tranquilidade.

Ao iniciar minha consulta, estava triste, arrasada, sem esperanças e sem um rumo a seguir. Foi quando tudo começou a mudar. O Dr. Luciano me olhou nos olhos, se interessou verdadeiramente pela minha história, enxergou um ser humano triste e abatido à sua frente, cansado de lutar em vão. Fez perguntas minuciosas, quis saber de toda a minha trajetória ao longo do tratamento... Para ser sincera, eu nunca havia presenciado algo daquele tipo. A palavra é ENCANTAMENTO. Ele me pediu exames extremamente precisos e específicos, que eu nunca havia feito. Solicitou um sério rastreamento da minha doença. E confesso que saí do consultório muito diferente da forma como entrei. Eu sempre soube que a endometriose é uma das doenças mais enigmáticas já vistas pela Ciência, e que realmente não tem cura. Precisamos estar sempre em constante vigilância contra seu avanço. Eu sempre soube de tudo isso, mas nunca tive um profissional competente e preparado, que me ajudasse de verdade a encará-la de frente, com as armas certas para lutar.

Os exames ficaram prontos. E, ao levar os resultados para o Dr. Luciano analisar, foi aí que minha admiração e minha confiança se consolidaram.

Os resultados não foram nada promissores. Eu estava acometida de muitas lesões profundas, graves, e o quadro geral não era favorável. Mas, jamais me esquecerei de suas primeiras palavras: "Fernanda, sou um cirurgião. Este é o meu ganha pão. Eu poderia muito bem agendar uma cirurgia para você nos próximos dias. Mas, analisando o resultado de seus exames, vejo que se trata de um caso muitíssimo delicado, uma vez que as lesões estão localizadas em regiões de muita vascularização e enervação. Não é conveniente que façamos qualquer procedimento cirúrgico neste momento. Vamos tentar o tratamento medicamentoso, com mudanças nos hábitos alimentares e com a prática de exercícios físicos regulares."

Neste momento, percebi a essência e a nobreza do Dr. Luciano. Ele é um profissional que ama sua missão, e não alguém que visa meramente seus lucros financeiros. E isso, para mim, não tem preço.

De lá para cá, estou firme no meu tratamento. As orientações que encontrei no site da EndoPelvic me ajudaram demais. Faço uso da medicação que o Dr. Luciano prescreveu, pratico exercícios físicos regularmente, mudei totalmente a minha alimentação e já consegui grandes resultados em minha recuperação, com redução significativa das lesões. E o principal: SEM DOR. Mas não me canso de repetir: é preciso uma vigilância constante contra a doença. E nós, portadoras de endometriose, precisamos muito de parcerias e apoio, tanto dos familiares quanto de nosso médico. A equipe do Dr. Luciano é nota 1000!

Realmente, tenho consciência de que não posso gerar meu filho biológico, nem mesmo por técnicas de reprodução assistida, devido à adenomiose uterina. No começo sofri muito com essa condição. Mas, com a ajuda do Dr. Luciano, aprendi a valorizar minha qualidade de vida. Aprendi a me amar, a me respeitar, a entender os limites do meu organismo e a resgatar os meus sonhos. Aprendi que posso exercer minha maternidade de outras formas, que não somente a biológica. Aprendi a resgatar minha vida e a ser feliz novamente. Hoje, meu esposo e eu partimos para a adoção, e estamos aguardando a chegada do nosso filho, conforme a vontade de Deus. Também aprendi com o Dr. Luciano que as portadoras de endometriose precisam ser guerreiras, e não devem desistir jamais no combate à doença. Retomei meus estudos, minha auto-estima e minha alegria de viver. Recentemente até concluí meu Doutorado, que era um sonho adormecido há anos. Voltei a acreditar em mim, em minhas forças, e resgatei a minha verdade.

Agradeço muito a Deus por ter colocado o Dr. Luciano em meu caminho! Peço que sejam derramadas sobre ele muitas bênçãos, concedendo-lhe a sabedoria e a serenidade para continuar salvando as vidas que a endometriose tenta dilacerar.

Enfim, encerro este depoimento como uma palavra de ordem que não poderia ser outra: GRATIDÃO... Obrigada, querido Dr. Luciano! Você é muito especial na vida de todas as suas pacientes! Você é essencial na minha vida!