EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Conheça nossa Rotina Cirúrgica

Vamos comentar um pouco da nossa rotina cirurgia para cirurgias de grande porte, porque são as que mais as pessoas se assustam quando tem o diagnostico e revelamos com detalhe tudo o possível nestas cirurgias. Geralmente estas cirurgias são as que a endometriose ja esta em estagio avançado acometendo parte intestinal, bexiga, nervos pélvicos, septo reto-vaginal (parede entre reto e vagina). Não necessariamente acomete todos os órgãos de uma so vez, temos casos em que acomete somente um destes acima citados e temos casos mais complexos em que todos estes órgãos são acometidos, tornando a cirurgia mais longa e um pós operatório mais cuidadoso.

Então: iniciamos com uma consulta bem detalhada, entendo bem as queixas da paciente, sua historia pregressa, tratamentos ja realizados, cirurgias ja feitas. Nesta fase entender as queixas e extremamente importante, pois nem toda dor pélvica significa endometriose. O que realmente a afeta: seu dia a dia, dor na relação, infertilidade? Seguimos com um minucioso exame fisico e análise de todos os exames trazidos, sangue, urina, exames hormonais, ultrassom, tomografias, ressonância magnética. Nesta fase e muito importante analisarmos as imagens fornecida pela RNM pois como recebemos muitas pacientes de fora da cidade poderemos descordar com o laudo fornecido e na dúvida o melhor e pedirmos um novo exame onde temos confiança nas imagens. Uma boa dica e vermos as imagens gravadas no CD fornecido pelas clinicas radiológicas.

Diante da conclusão de cirurgia acometendo órgãos “nobres” iniciamos nosso pre operatório. Exame de sangue (incluindo proteínas totais e frações), urina, parecer cardiológico e consulta pre anestésica. Se a paciente tem alguma patologia associada como nefropatia, reumatologica, neurologica, etc, sempre nos resguardamos do parecer de nossos colegas.

Em uma segunda consulta,depois da analise dos exames solicitados, a paciente e encaminhada ao Serviço de Nutrição e ao cirurgião colo-proctológico. Na consulta com o cirurgião colo-proctológico a paciente tem a segunda chance de esclarecer todas as suas duvidas ja explicadas por mim. Extremamente importante estar com todas suas duvidas esclarecidas. A avaliação nutricional ira orientar a paciente seguir nos 15 dias que antecede a cirurgia e nos 10 dias pós operatório uma dieta que chamamos de IMUNOMODULADORA. A função desta e aumentar a imunidade, tanto no geral como no local cirúrgico e diminuir a resposta inflamatória no sitio cirúrgico, assim diminuindo as taxas de complicações como fistulas e infecções. Além disto, todas nossas pacientes entram no Protocolo de ABREVIAÇÃO  DE JEJUM. As pacientes tomam ate 2 horas antes da cirurgia um liquido (maltodextrina). Esta tem a função de diminuir o stress da paciente provocado pelo jejum prolongado e diminuir a resposta inflamatória no sitio cirúrgico.

PÓS OPERATORIO: Geralmente o que mais assusta a paciente quando ela acorda da cirurgia e se foi preciso colocar “bolsa de colostomia” ou não. Segundo temor, e claro, se ira sentir dor. Logo que terminamos a cirurgia, e conversado com os familiares a respeito deste assunto, porque muitas vezes a bolsa do dreno de cavidade pode ser confundida com a bolsa de colostomia.

Nossas pacientes são anestesiadas com anestesia geral + bloqueio peridural, geralmente com manutenção de cateter para ser retirado no dia seguinte. Isto garante um pós operatório bem tranquilo em questão de dor.

A paciente internada e acompanhada pelo Serviço de fisioterapia e nutrição, alem de todos nos cirurgiões nos revezarmos na visita.

A duração da internação hospitalar varia de 3 a 5 dias. Normalmente as altas ocorrem mesmo com 3 dias. Comum ir para casa tomando Tylenol para dor e medicação para prevenção de trombose.

Esta matéria fica para que pacientes futuras conheçam melhor nossa rotina cirúrgica, todo nosso cuidado e carinho dispensado a vocês. Um dica do nosso site: leiam o depoimento das pacientes que fica em ARTIGOS. Acho que ajuda muito quem esta na fila de espera para ser operada, e lembrem-se: “se com todo mundo da certo, porque justamente comigo vai dar errado? (vamos pensar positivo,pensar positivo atrai coisas positivas)”.

por Dr Luciano Furtado

Telemedicina Endopelvic