EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Endometriose pode aumentar a barriga? Chega a engordar?

Endometriose pode aumentar a barriga? Chega a engordar?

A endometriose é uma doença que não tem cura, não leva à morte, mas possui tratamentos que, além de combater dores típicas da condição, ainda evita agravamentos, como a infertilidade.

Caracterizada pela presença do endométrio - que é a camada que reveste a região interna do útero - fora do órgão, a endometriose atinge mais de 6 milhões de brasileiras e pode afetar mulheres logo a partir das primeiras menstruações até a menopausa.

Endometriose engorda?

Não existe relação entre endometriose e aumento de peso, mas, de acordo com Arlindo Brun, ginecologista e obstetra da clínica Acesso Saúde e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, a presença de células do endométrio no abdômen pode resultar em inchaço, o que pode dar a impressão de que a mulher engordou.

Entre os sintomas mais comuns de endometriose estão: cólicas intensas durante a menstruação, dores e inchaço abdominais, dificuldade para engravidar, intestino preso, solto ou dor para evacuar durante a menstruação, dores durante o sexo e desconforto e/ou sangramento ao urinar durante o período menstrual.

Uma vez diagnosticada a endometriose, a paciente poderá fazer tratamentos à base de medicamentos e meios cirúrgicos, dependendo da gravidade e grau de desenvolvimento do quadro.

Fonte:  https://www.vix.com/pt/saude/551871/endometriose-pode-aumentar-a-barriga-chega-a-engordar-medico-responde

Telemedicina Endopelvic