EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Laqueadura Tubárea

A Laqueadura Tubárea é a popular "ligadura das trompas" e pode ser realizada por diversas maneiras:

- laparotomia (corte tipo mini cesárea)
- laparoscopia (escolha)
- via vaginal

O procedimento por video laparoscopia é considerado o de escolha pois é uma cirurgia simples, com boa e rápida recuperação pós operatória. A cirurgia é realizada por 3 incisões abdominais menores que 1 cm de diâmetro e a paciente pode receber alta no mesmo dia da cirurgia.

A laqueadura pode ser realizada com grampos, anéis, eletrocoagulação (queimadura), corte (salpingectomia parcial) ou pontos. Na prática, realiza-se: corte + pontos + coagulação.

A eficácia da laqueadura é de 99,9% e pode ser realizada logo após o parto, durante a cesárea ou em uma situação eletiva (agendada).

Critérios para a sua realização: Em mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce.

 

Fonte: http://www.endogineco.com.br/laqueadura

Telemedicina Endopelvic