EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose
Acesso restrito Acesso Restrito

Pioneirismo: Cirurgia de Endometriose Histerectomia Retossigmoidectomia por Sistema Ultrassônico de Dissecção Sonicision

O Dr. Luciano Furtado, coordenador do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Albert Sabin, realizou nesta sexta-feira (21/05/2021) uma cirurgia de Endometriose +Histerectomia +Retossigmoidectomia por vídeo utilizando uma nova tecnologia: o Sistema Ultrassônico de Dissecção Sonicision™.

Pioneirismo:  Cirurgia de Endometriose Histerectomia Retossigmoidectomia por Sistema Ultrassônico de Dissecção Sonicision

Trata-se de um modelo de última geração e é a primeira vez que o instrumento foi utilizado no interior de Minas Gerais. Além disso, o Dr Luciano contou ainda com uso simultâneo de outra tecnologia: o Sistema LigaSure®.

As pinças ultrassônicas já são utilizadas rotineiramente nas cirurgias do hospital, mas essa foi a primeira vez que este equipamento de nova tecnologia foi implementado.

O Sistema Sonicision é um dissecador ultrassônico sem fio e de mandíbula curva que garante diversos benefícios tanto ao cirurgião quanto ao paciente. Seu uso garante mais acesso e visibilidade em espaços pequenos, melhor maneabilidade e liberdade de movimentos, simplificação no processo de esterilização e limpeza, além de permitir a coagulação e o corte em um único acionamento.

A tecnologia LigaSure™, que também foi utilizada no mesmo procedimento, consiste em uma pinça seladora de vasos, que possui uma pressão de rebentamento mais elevada e tempo de vedação mais rápido.

Em comparação com as técnicas tradicionais de ligadura, estudos clínicos demostraram que este instrumento reduz significativamente a perda operatória de sangue em até 75%, reduz o tempo operatório em até 57%, reduz o tempo de internação do paciente em até 15% e também os custos operatórios. A tecnologia assegura ainda menores riscos de complicações.