EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose
Acesso restrito Acesso Restrito

Medicina Empreendedora - Revista Em Voga - Junho 2016

Medicina Empreendedora - Revista Em Voga - Junho 2016Com 22 anos de atuação em Juiz de Fora, Dr. Luciano Furtado atende nas modernas instalações da Endopelvic

O renomado médico ginecologista e obstetra Dr. Luciano Furtado é especialista em Endometriose, sendo destaque nesse tipo de cirurgia minimamente invasiva na região. Atende em novas e modernas instalações da Endopelvic, comemorando resultados e, principalmente, a aceitação da moderna técnica.

Dr. Luciano consegue reunir todas as unidades de serviço numa mesma estrutura: possuir certificações que garantem a qualidade de sua assistência e a implementação de novos procedimentos são alguns dos pontos que agregam para o sucesso de seu trabalho.

História de Vida

Dr. Luciano Coelho Furtado foi criado em Juiz de Fora e casou-se com Christiane Marie Rittershaussen Furtado, médica anestesiologista. Tiveram dois lindos filhos, Bernard (11 anos) e Marcella (8anos).

Formou-se na UFJF há 22 anos (turma de 1994), fez a primeira residência médica no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (Ginecologia e Obstetrícia), a segunda residência somente em ginecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 2005, fez pós-graduação na Santa Casa de São Paulo, somente em Videolaparoscopia, sob orientação do renomado Prof. Paulo Ayroza Galvão Ribeiro.

Segundo o especialista, “engraçado como as coisas acontecem, desde minha formação acadêmica na UFJF, me encantei com a doença chamada Endometriose. Pouco se sabia na época, uma patologia em que se falava pouco e havia muitos mistérios sobre sua itiologia. Nos meus dois trabalhos obrigatórios que apresentei durante minha graduação, o tema que escolhi foi justamente a Endometriose (naquela época ainda em Slides). Veio a calhar que, durante minha pós-graduação em São Paulo, meu orientador era especialista em Endometriose (considerado o melhor cirurgião do mundo nesta área). Na época, ainda pensei: coincidência ou foco? Ai não parei mais de estudar a tal patologia.”

Retornando à cidade

Dr. Luciano sempre se espelhou nas pessoas que admira e sempre acreditou em meus sonhos. “Esteja você onde estiver, planejando metas a curto e médio prazo, mantendo foco no que você acredita e estudando, não tem erro. Aposte que tem tudo para dar certo. ”, afirma. Em 2008, voltou para Juiz de Fora e resolveu que esta cidade poderia figurar entre as poucas cidades no Brasil que são referências no tratamento da Endometriose e Cirurgia Minimamente invasiva na área de Ginecologia.

E então iniciou sua investida. Em 2009, organizou o primeiro Simpósio voltado à Cirurgia Minimamente Invasiva da região. Trouxe a técnica de fazer histerectominas (retirado do útero) sem abrir a barriga, somente pelos “furinhos”. Trouxe também a retirada de miomas pela mesma técnica. Foi a primeira vez em Juiz de Fora e região que foram feitas estas duas cirurgias, em tempo real, transmitidas para um anfiteatro, onde médicos puderam assistir e tirar suas dúvidas com o cirurgião.

Em 2013, organizou o primeiro Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva, com participação do renomado Prof. Leopoldo Videla de Buenos Aires, pessoa que trouxe a Laparoscopia para a América. Nesta ocasião, apresentaram a possibilidade de tratar qualquer grau de Endometriose, acometendo intestino, bexiga, ureter e qualquer outro órgão nobre por videolaparoscopia (pelos “furinhos”).

Criação da Endopelvic

Desde que retornou para Juiz de Fora, a meta do Dr. Luciano Furtado foi colocar a cidade no cenário nacional, nesta área. Foi buscar colegas profissionais que, com competência e entusiasmo, pudessem ajudá-lo a realizar isto. Foi então que surgiu a clínica Endopelvic. Ele reuniu uma equipe multidisciplinar, com ginecologista, infertileuta, cirurgiões colo-proctológicos, cirurgiões oncológicos, urologistas, com o intuito de oferecer à nossa sociedade e região o que há de mais moderno, eficaz e menos invasivo no tratamento das patologias ginecológicas femininas.

Segundo o especialista, “hoje, estamos aptos a oferecer o que há de mais atual no tratamento da Endometriose, desde os estágios mais leves aos mais severos, com o menor trauma físico. Fazemos o mapeamento da doença por métodos de imagem cada vez mais precisos, com equipamentos de última geração e de ponta.

Com técnicas bem treinadas e profundo conhecimento da anatomia pélvica feminina, podemos tratar não somente Endometriose, mas todas as patologias que afetam a saúde feminina ginecológica. ” E completa: “as histerectominas que antes ganhavam cortes enormes, as miomectominas, as ligaduras de trompa para planejamento familiar, o tratamento dos cistos de ovário, a pesquisa e tratamento de infertilidade e da dor pélvica crônica agora são tratadas com mínima invasão possível, dando à mulher a possibilidade de retorno ao trabalho e suas atividades diárias com muito mais rapidez e conforto, sem falar da estética.

A EndoPelvic fica na Rua Espírito Santo, 1115 sala 2308 no Edifício Alber Ganimi no centro de Juiz de Fora.

Dia a dia

Dr. Luciano Furtado se dedica a seu trabalho a à família. “Considero a família como alicerce de tudo, meu porto seguro. Sou uma pessoa centrada, calma, determinada no que almejo e extremamente atencioso com as pessoas que me procuram. Adoro nos finais de semana, viajar com a família e com os amigos. Adoro fazer caminhadas por parques estaduais, visitar grutas, cachoeiras, andar a cavalo, etc... Amo músicas de qualquer tipo, tudo depende da ocasião. Amo comemorar meu aniversário com meus amigos e familiares. Sou apaixonado por carros e tudo que se move. Adoro ler, principalmente sobre vinhos e lugares a conhecer. Estudo bastante o que há de novo em minha área e frequento congressos nacionais e internacionais”, afirma.

Com muito orgulho, Dr. Luciano Furtado completa: “Atualmente tenho uma outra paixão: cuidar do meu site e divulga-lo. Estou extremamente feliz com os resultados que temos alcançado, de tantos sonhos que estamos conseguindo tornar realidade com a maternidade, com tantas dores aliviadas no dia a dia e com tantos agradecimentos e sorrisos estampados nos rostos de pessoas que nos procuram.

Estamos trabalhando firme para construção de um centro multidisciplinar para atendimento e acompanhamento das pacientes tratadas por nós.

Já temos o serviço de nutrição e, em breve, serão agregados os de psicologia e fisioterapia.

Melhorar a qualidade de vida e promover a saúde física, mental e social das pacientes que tanto sofrem com os transtornos de dor e infertilidade, causados pela endometriose, esta é a nossa missão.”

 

Publicação: Revista Em Voga
Junho 2016 - Núnero 311
Máteria Destaque - Página 10