Vídeolaparoscopia
A VÍDEOLAPAROSCOPIA, popularmente chamada de LAPAROSCOPIA, é uma cirurgia minimamente invasiva que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças que acometem a região abdominal e/ou pélvica. A operação é realizada em ambiente hospitalar, por meio da introdução de uma pequena câmera através da cicatriz umbilical, sem a necessidade de grandes cortes externos na pele. Habitualmente são realizadas duas a três pequenas incisões (de 0,5 a 1,0cm) na região inguinal (na altura da virilha) e uma incisão na região umbilical.
Uma microcâmera incorporada ao equipamento permite que o especialista tenha uma visão ampla,detalhada e profunda da cavidade abdominal e pélvica, avaliando em alta definição os órgãos e tecidos internos. Dessa forma, é possível realizar diagnósticos e cirurgias mais minuciosas, detalhadas e menos traumáticas .
Dentre as inúmeras vantagens da laparoscopia em relação a cirurgia convencional, são:
- Recuperação pós-operatória mais rápida;
- Menor trauma na parede abdominal;
- Menor risco de infecção;
- Cicatrizes menos evidentes e melhor esteticamente
- Menor uso de medicações no pós-operatório
- Retorno as atividades diárias mais rapidamente
Na área da ginecologia, muitas são as patologias que poderão se beneficiar com o tratamento minimamente invasivo. Começando pela laparoscopia diagnóstica, casos como pesquisa de infertilidade e endometriose, poderão ser diagnosticados nos mínimos detalhes.
Na parte cirúrgica da laparoscopia, muitos são os procedimentos a serem realizados:
- Laqueadura tubária (Ligadura de trompas)
- Cauterização de focos de endometriose
- Cistos de ovário dos mais diversos tipos, incluindo os endometriomas
- Tratamento de endometriose pélvica infiltrativa,acometendo os mais variados orgãos, como bexiga, intestino, ligamentos uterinos, entre outros.
- Miomectomias (retirada de miomas do útero)
- Histerectomias (retirada do utero)
Eventualmente alterações podem não ser detectados pelo exame físico, raios-X, ultrassonografia e ressonância nuclear magnética, fazendo com que seu médico possa recomendar uma VÍDEOLAPAROSCOPIA diagnóstica para se olhar no interior do abdômen.
Na ginecologia as maiores beneficiadas por esta técnica, está o grupo das pacientes com maior volume abdominal (as mais gordinhas). Nesta pacientes, a espessura da parede abdominal, frequentemente leva os cirurgiões a fazer grandes incisões. No pós operatório, está outro problema, pois a maior quantidade de tecido adiposo faz com que possam evoluir com seromas. A laparoscopia por se utilizar de incisões de 5 a 10mm, independente da espessura da parede abdominal, evita os problemas acima citados. Outro grupo bastante beneficiado e o grupo de pacientess com infertilidade sem causa aparente. Nestas pacientes podemos diagnosticar aderências que prejudicam na fertilidade e não aparece em nenhum exame de imagem.