EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Layla Toledo

Dr. Luciano,

Gostaria de começar esta carta expressando minha imensa gratidão por tudo o que fez por mim ao longo dessa jornada. Desde os meus primeiros ciclos menstruais, convivi com dores intensas, muitas vezes incapacitantes, sem que Os médicos conseguissem entender a origem do problema. Ao longo dos anos, desenvolvi várias condições relacionadas à endometriose, que não foram devidamente diagnosticadas. Passei por diversos ginecologistas em Juiz de Fora, mas foi somente quando encontrei o senhor que consegui, finalmente, o acolhimento e o tratamento que tanto precisava.

Desde nossa primeira consulta, percebi o quanto o senhor se preocupou com meu caso. A sua atenção foi fundamental, e com o seu olhar atento, conseguimos identificar os focos de endometriose que a ressonância não revelava. A cirurgia que realizamos foi essencial para o meu processo de recuperação.

Após a cirurgia, comecei à me sentir diferente, e com a sua orientação, fiz novos exames que revelaram uma surpresa: estava grávida, entrando no quinto mês de gestação do Benício, algo que ninguém esperava, dado o quadro de endometriose e as condições que apresentava. O senhor, com sua sensatez e sensibilidade, me deu o apoio necessário para seguir em frente com essa nova etapa da minha vida.

O acompanhamento durante a gestação, mesmo com todos os desafios, foi essencial, As dores, os cuidados especiais, e a orientação que o senhor me proporcionou, fizeram toda a diferença para que eu conseguisse levar a gestação até o final, apesar das dificuldades. O Benício nasceu antes do tempo, e mesmo em meio a tantas adversidades, o senhor e sua equipe, com um acolhimento admirável, garantiam que eu tivesse todo o suporte necessário, tanto no parto quanto no pós-parto.

Durante esse periodo de recuperação, o senhor também me indicou a fisioterapia pelvica, uma área que eu não conhecia, mas que logo despertou meu interesse, Graças ao seu incentivo, me apaixonei pela fisioterapia pélvica e decidi me especializar nessa área. Isso transformou a minha carreira, permitindo-me mudar de rumo e me dedicar a um trabalho que aprendi a amar.

Diante disso, seria uma honra unir forças com um profissional que tanto admiro e que foi tão essencial na minha história. Gostaria de propor uma aliança entre a Pelve Livre e a Endopelvic, com foco especial no acompanhamento pós-operatório de pacientes com endometriose e outros casos que também se beneficiam da reabilitação pelvica.

Acreditamos, como o senhor mesmo já me disse, que os resultados de uma cirurgia bem conduzida podem ser ainda mais potencializados com uma reabilitação cuidadosa e especializada da fisioterapia E com esse olhar integrado que gostaria de seguir contribuindo para o cuidado das mulheres que confiam no seu trabalho.

Juiz de Fora, 17 de Abril de 2025

Com carinho, Layla Toledo,

Telemedicina Endopelvic