EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

13 fatos sobre o seu endométrio que você deveria saber para garantir sua saúde

Apesar de ser pouco lembrado pelas mulheres, o endométrio possui papel fundamental para sua saúde e fertilidade feminina. Ele é a camada interna do útero, responsável pelo alojamento do embrião após a fecundação.

O endométrio atua em resposta a diversos hormônios, dentre eles o estrogênio, que é o responsável pelas características femininas e, por isso, começa a ser mais encontrado no organismo após a primeira menstruação. Conheça fatos sobre o seu endométrio que você deveria saber para garantir sua saúde:

1. Endométrio e menstruação

O endométrio pode influenciar no odor da sua menstruação. O cheiro que se sente na menstruação é causado pelo tecido do endométrio, que se descola da parede do útero e causa do sangramento no período menstrual. Quando o endométrio descama, até que ele seja eliminado pela vagina, pode ser que aconteça um processo de decomposição e necrose do tecido que promova um cheiro próprio da menstruação.

2. O que é a endometriose

A endometriose acontece quando o tecido que reveste o útero, o endométrio, se alastra para fora do órgão e passa a implantar a superfície que reveste os outros órgãos da cavidade abdominal.

3. Causas de endometriose

Além da possibilidade da mulher com menstruação retrógrada, fatores como imunidade, produção hormonal, hábitos de vida, estresse e questões genéticas estão relacionados às causas da doença.

4. Endometriose e estatística

Estima-se que em torno de 10 a 15% das mulheres em idade fértil tenham endometriose.

5. Sintomas da endometriose

Dor na relação sexual, piora progressiva das cólicas menstruais, dores na parte baixa da barriga e dificuldades para engravidar são as queixas mais comuns. Dor na evacuação, diarreia, sangramento retal, dor ao urinar e sangue na urina durante a menstruação também podem ser sinais da doença.

6. Diagnóstico da endometriose

Quando existe a suspeita do problema, exames como o ultrassom transvaginal, tomografia, ressonância magnética e a dosagem de marcadores no sangue como o Ca 125 podem ajudar a fazer o diagnóstico. A certeza, porém, vem com o resultado do estudo das lesões, seja através da retirada total (na maior parte dos casos) ou por biópsia.

7. Endometriose tem cura?

Infelizmente, ainda não há uma cura definitiva para o problema, mas com o tratamento, a dor e os outros sintomas podem ser controlados. Também é possível reverter ou até mesmo evitar que a doença apareça novamente.

8. Tratamento da endometriose

Existem diversas possibilidades de tratamento, desde o uso de pílulas anticoncepcionais, DIU com hormônio até medicamentos modernos e mais potentes que necessitam de um acompanhamento rigoroso. O tipo de tratamento escolhido vai depender do desejo da mulher de ter ou não filhos a curto prazo e da avaliação de um ginecologista.

9. Doença da mulher moderna

A endometriose é considerada a doença da mulher moderna porque, além da rotina do dia a dia, do estresse e das alterações hormonais que estão diretamente ligadas aos problemas de imunidade, a mulher passou a engravidar menos e, consequentemente a menstruar mais.

10. Câncer de endométrio

Embora assintomático na maioria dos casos, o câncer de endométrio é mais comum do que se imagina. Um dos fatores que contribuem para a diminuição desse tipo de câncer é o uso de pílulas anticoncepcionais. Contraceptivos orais, inclusive, são aliados no controle de doenças como a síndrome de ovários policísticos, a endometriose e o próprio câncer de endométrio.

11. Sintomas do câncer de endométrio

O principal sintoma do câncer de endométrio é o sangramento uterino anormal, ocorrendo em cerca de 95% dos casos. O diagnóstico da doença é feito através de biópsia. A amostra de tecido endometrial pode ser obtida pela curetagem ou histeroscopia.

12. Tratamento de câncer de endométrio

Dependendo do estágio do câncer de endométrio, as principais opções de tratamento podem incluir a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A cirurgia é o tratamento principal para a maioria das mulheres.

13. O que é endometrite

Assim como qualquer parte do corpo, o endométrio também está sujeito a ataques de vírus, bactérias e protozoários. Quando o endométrio é atingido por um germe, provoca sua inflamação, conhecida como endometrite.

 

Fonte: https://www.vix.com/pt/bdm/saude/13-fatos-sobre-o-seu-endometrio-que-voce-deveria-saber-para-garantir-sua-saude?utm_source=next_article

Telemedicina Endopelvic