EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose
Acesso restrito Acesso Restrito

4 alimentos que controlam as dores da endometriose

A nutrição pode contribuir com o tratamento da doença

Quando sintomas como dores no período menstrual e infertilidade surgem entre as mulheres, uma das possíveis causas pode ser um distúrbio que faz com que o tecido que reveste o útero cresça para fora do órgão: a endometriose. Comum entre as jovens adultas, a doença pode ser controlada por meio de medicamentos e cirurgias. Mas um fator importante que pode colaborar para amenizar as dores causadas por essa condição é uma alimentação saudável. Veja a seguir quatro alimentos que, segundo a ciência, podem ser aliados no controle dos sintomas da endometriose.

Alimentos contra a endometriose

Peixes

Atum e salmão são opções ricas em ácidos graxos como o ômega 3. Segundo estudos, uma dieta rica em ômega 3 pode contribuir na redução das aderências endometriais e tem um papel essencial na regulação da dor, podendo diminuir o estado inflamatório.

Cenoura

Rica em carotenoides e vitamina A, a cenoura pode fazer parte de uma dieta rica em antioxidantes e nutrientes que ajudam no controle das dores da endometriose. Outras opções semelhantes incluem a manga, a batata-doce, a couve, a beterraba e o fígado bovino.

Frutas ricas em vitamina C

A vitamina C é um nutriente antioxidante que previne ações inflamatórias no organismo, incluindo sintomas como dores e cólicas, comuns na endometriose. No infográfico a seguir, mostramos os exemplos mais ricos no nutriente:

Cereais, oleaginosas e sementes

Amendoim, milho, semente de girassol, castanha-do-brasil, entre outros, são fontes de vitamina E, nutriente que pode prevenir dores pélvicas e sintomas associados à endometriose.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Ana Paula S. et al. Nutrientes que auxiliam na prevenção e tratamento da endometriose. Método do Saber, Famesp, 2015.

Bruna B. A influência dos fatores dietéticos na endometriose. UNIFACIG, 2019.

 

Fonte : https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/4-alimentos-que-controlam-as-dores-da-endometriose/