EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Cinco fatos sobre a Endometriose

A endometriose é uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Ela acontece quando o endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero e é eliminado durante o ciclo menstrual. Separamos 5 fatos sobre esse assunto:

1. Atinge mulheres de todas as idades Ela pode surgir em adolescentes e também em mulheres de 40 anos. O problema é quanto o diagnóstico é tardio, pois a doença não tratada além de causar infertilidade, causa dor crônica e atinge psicologicamente as pacientes.

2. Os sintomas podem variar de leves a fortes e não estão diretamente ligados à profundidade da doença, os sintomas geralmente são cíclicos, sempre piores durante o período menstrual. Incômodos como cólicas menstruais muito fortes, dor durante a relação sexual no fundo da vagina, dor para evacuar ou urinar no período menstrual e dificuldade para engravidar são comuns na doença.

3. Nem todo o quadro de endometriose precisa de cirurgia Na maior parte dos casos, o tratamento é feito por meio de hormônios e com o controle por meio de exames clínicos e de imagem feitos periodicamente.

4. Altos níveis de estresse podem piorar o quadro da doença por debilitarem o sistema imunológico, pois a doença em si já aumenta a inflamação, a melhora do estilo de vida (alimentação e exercício físico), pode melhorar muito a qualidade de vida de quem sofre dessa doença.

5. Nem todas pacientes que têm Endometriose vão sofrer de infertilidade. Apesar de estar relacionada à dificuldade de engravidar, apenas 30% das mulheres que possuem a doença apresentam a infertilidade. Com o tratamento adequado, as pacientes com a doença conseguem engravidar.

Mulheres com SOP (Síndrome dos ovários policísticos) têm um risco 4 vezes maior de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 e de 3 vezes maior em desenvolver diabetes gestacional. Uma em cada 5 mulheres com SOP desenvolve diabetes antes dos 40 anos de idade.

Diabetes e SOP compartilham das mesmas alterações metabólicas como causadoras agravantes das suas condições. A principal dela , resistência insulínica. Por isso, é tão importante controlar a SOP não só com anticoncepcional, para diminuição de sintomas androgênicos como aumento de pelos e acne, mas com adequação da alimentação, exercícios físicos e tratamento da obesidade para impedir que evolua para condições mais graves no organismo feminino.

 

Ref: https://clinicavalerparizotto.com.br/blog/cinco-fatos-sobre-a-endometriose/

Telemedicina Endopelvic