EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Qual a relação entre endometriose e sistema imune?

Sabe-se que a endometriose é uma doença inflamatória, crônica e dependente do estrogênio que acomete milhares de mulheres no Brasil e no mundo.

Por ser uma doença com um caráter inflamatório, o sistema imunológico pode ter um papel importante no desenvolvimento e manutenção da doença.

Essa relação entre a doença e a inflamação indica que dois sistemas do organismo feminino participam: o sistema imunológico e o sistema endócrino.

Um estudo publicado em 2020, conduzido pelo grupo do Dr. Nomelini no Brasil realizou uma revisão bibliográfica mostrando a influência das células imunológicas no desenvolvimento e progressão da endometriose.

O estudo publicado no jornal científico Immunological Investigations: A Journal of Molecular and Cellular Immunology envolveu a análise de 100 artigos entre 1921 e 2020.

O grupo identificou que várias células do sistema imune, como macrófagos, NK, linfócitos e monócitos podem ser observadas no fluido retirado do peritônio.

As pacientes com endometriose possuem alterações dos macrófagos. Essas células possuem um papel de aumentar a inflamação no local.

Esse aumento de inflamação está diretamente relacionado ao aumento do chamado “estresse oxidativo” das células, que piora o quadro inflamatório.

Quando há aumento desse estresse oxidativo, há aumento de mediadores inflamatórios.

Além disso, os investigadores perceberam que as mulheres com endometriose possuem um alto nível de mediadores inflamatórios, conhecidos como citocinas.

O aumento dessas citocinas cria um ambiente que facilita a sobrevivência e a proliferação do endométrio ectópico (crescimento de células similares ao endométrio fora do útero).

A principal conclusão observada pelo grupo de investigadores foi que a endometriose é uma doença de caráter complexo, com uma disfunção imunológica.

Relatam que estudos futuros que investigam as células envolvidas nas reações imunológicas são importantes, podendo descobrir novos agentes terapêuticos.

 

Artigo escrito por Lavínia Romera

Referência: Crispim PCA, Jammal MP, Murta EFC, Nomelini RS. Endometriosis: What is the Influence of Immune Cells? Immunol Invest. 2021 May;50(4):372-388. doi: 10.1080/08820139.2020.1764577. Epub 2020 May 15. PMID: 32408782.

Telemedicina Endopelvic