EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Pacientes com endometriose podem fazer uso de canetas emagrecedoras?

Nos últimos meses, muitas pacientes com endometriose têm procurado orientação sobre a possibilidade de usar as canetas emagrecedoras. Especialmente aquelas que estão tentando controlar o peso ou tratar obesidade, algo comum em pacientes com resistência à insulina, um fator que também influencia a inflamação e os sintomas da endometriose.

 

Como funcionam as canetas?

Medicações como a tirzepatida (Mounjaro) e a semaglutida atuam aumentando a saciedade, regulando a glicose e retardando o esvaziamento gástrico.

Ao melhorar a resistência à insulina, elas podem repercutir também nos níveis hormonais, como o estrogênio, que tem papel importante nos sintomas da endometriose.

Ou seja, o uso pode ser benéfico e seguro para pacientes com endometriose, desde que indicado de forma individualizada e com acompanhamento médico adequado.

- Cada paciente com endometriose tem uma realidade hormonal e clínica específica. Por isso, a decisão sobre usar ou não as canetas deve ser acompanhada de perto.

 

Atenção para quem usa anticoncepcional oral!

A tirzepatida (Mounjaro) pode reduzir a absorção do anticoncepcional, por retardar o esvaziamento gástrico de forma mais intensa.

- Nesse caso, é recomendado substituir a pílula por outro método contraceptivo durante o uso da medicação.

Já a semaglutida, de acordo com estudos de farmacocinética, não demonstrou reduzir a eficácia dos anticoncepcionais orais.

- Ou seja, até o momento, não há evidência de impacto clinicamente relevante na absorção da pílula.

 

Informar-se é sempre a melhor opção.

Em caso de dúvidas, converse com seu ginecologista.

Seu cuidado precisa ser completo, responsável e baseado em evidências.

 

Dr. Luciano Furtado

Ginecologista especialista em endometriose, dór pélvica e Infertilidade

 

 

 

Telemedicina Endopelvic