EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Endometriose e Hereditariedade

A endometriose, uma condição ginecológica complexa e dolorosa, suscita questionamentos sobre sua possível origem hereditária. A literatura médica indica que há uma predisposição genética para o desenvolvimento dessa enfermidade, embora sua transmissão não siga um padrão claro.

Estudos científicos têm evidenciado uma maior incidência de endometriose em mulheres cujas mães ou irmãs também foram diagnosticadas com a doença. No entanto, não se pode afirmar categoricamente que a endometriose é hereditária de maneira direta. Fatores ambientais e epigenéticos também desempenham um papel crucial na expressão genética dessa condição.

A busca por marcadores genéticos específicos continua, visando uma compreensão mais aprofundada da relação entre a endometriose e a hereditariedade. Portanto, embora haja indícios de uma predisposição genética, a influência de fatores não genéticos não pode ser subestimada. A complexidade da endometriose demanda uma abordagem holística para compreender sua etiologia e desenvolver estratégias eficazes de prevenção e tratamento.

 

Telemedicina Endopelvic