EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Quando ocorre a endometriose ligamentar do compartimento posterior

A endometriose ligamentar do compartimento posterior ocorre quando células endometriais, as mesmas que revestem o útero, se implantam nos ligamentos uterossacros, que estão localizados na parte posterior da pelve, entre o útero e o intestino. Essa forma de endometriose profunda pode causar sintomas como dor pélvica crônica, dor intensa durante a menstruação e na relação sexual, e sintomas intestinais como dor e alterações no trânsito.

O diagnóstico pode ser feito por ultrassonografia e ressonância magnética, sendo o tratamento medicamentoso ou cirúrgico, focado em remover as lesões e aliviar os sintomas.

O que é compartimento posterior e os ligamentos uterossacros?

Compartimento Posterior:

É a região mais profunda da pelve, que abrange o útero (a parte posterior e fundo), os ligamentos uterossacros, a vagina posterior, o espaço do fórnix vaginal posterior e o reto.

Ligamentos Uterossacros:

São um par de ligamentos fibrosos que se estendem do útero em direção à parte inferior da coluna, contribuindo para a sustentação do órgão. Já sabemos que nele também contém fibras nervosas que inervam a pelve.

Tratamento

O tratamento pode envolver terapia medicamentosa com o uso de anticoncepcionais, ou a cirurgia para remover completamente os focos de endometriose.

A decisão do melhor tratamento é tomada em conjunto com a paciente e baseada na gravidade da doença.

 

 

 

 

Telemedicina Endopelvic