EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

A recuperação após a cirurgia de videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva e pode ser indicada para mulheres que sofrem de endometriose, doença caracterizada pela presença do endométrio – camada que reveste o útero e é eliminada na menstruação -fora da cavidade uterina, prejudicando o funcionamento do sistema reprodutor feminino e de outros órgãos. Essa intervenção cirúrgica pode ser realizada em pacientes nas quais o tratamento hormonal convencional não promoveu melhora de sintomas de maneira efetiva. Ela também pode ser realizada para identificar e eliminar os focos de endometriose, reduzindo sintomas e aumentando a chance de engravidar, além de preservar orgãos que podem ser danificados com a progressão da doença.

O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões na região abdominal, onde é inserido o aparelho com uma câmera que guiará o médico durante a cirurgia, que consiste em cauterizar os tecidos danificados e retirar as aderências do endométrio ocasionadas pela endometriose. Em casos mais graves, quando a vida da paciente corre risco, é preciso retirar órgãos que tenham sido danificados pelas aderências, como ovários, útero, bexiga e partes do intestino.

Embora seja um procedimento minimamente invasivo e geralmente com menor duração que a cirurgia convencional, deve ser realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral. A alta costuma ser dada após 24 horas.

A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar. É permitido somente alternar o repouso com caminhadas curtas e leves, que podem ser benéficas para a eliminação de gases que se acumulam na região abdominal após esse tipo de cirurgia e que também auxiliam na circulação sanguínea, fundamental para a recuperação e bom funcionamento dos tecidos afetados pelo procedimento.

Mesmo se tratando de uma cirurgia minimamente invasiva, sem a necessidade de grandes incisões, ela extrai tecidos e aderências em órgãos e, por esse motivo, o repouso para cicatrização correta dos tecidos é essencial para que os resultados esperados sejam atingidos e que a saúde da paciente seja preservada. Grande parte das complicações decorrentes desse tipo de operação é provocada pela falta de repouso, que pode prejudicar a recuperação da paciente.

Ao realizar esse procedimento, converse com seu médico sobre todos as detalhes da cicatrização e a necessidade de repouso. O sucesso da sua cirurgia também depende de você.

Fonte:

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; Cartilha sobre Endometriose. Disponível em: http://febrasgo.org.br/site/cartilha-febrasgo-endo.pdf. Acesso em 30 de janeiro de 2015. PROJETI DIRETRIZES – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; Endometriose: Tratamento Cirúrgico. Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/diretrizes10/endometriose_tratamento_cirurgico.pdf. Acesso em 30 de janeiro de 2015.

Telemedicina Endopelvic