EndoPelvic - Centro Multidisciplinar de Endometriose

Cirurgia de Endometriose por Videolaparoscopia com a técnica de fluorescência

A endometriose é uma condição que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Ela ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero, causando dor e desconforto. Embora existam várias opções de tratamento disponíveis, a cirurgia de endometriose por videolaparoscopia com a técnica de fluorescência tem se mostrado uma opção promissora para muitas mulheres que sofrem com essa condição.

A cirurgia de endometriose por videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo em que um pequeno laparoscópio é inserido no abdômen da paciente para visualizar os órgãos internos. Durante o procedimento, o cirurgião pode remover o tecido endometrial e outras aderências que possam estar causando dor e desconforto.

A técnica de fluorescência envolve a injeção de uma substância fluorescente no sangue da paciente antes da cirurgia. Quando o laparoscópio é inserido, uma luz especial é usada para iluminar a área afetada e destacar as áreas de tecido endometrial, tornando mais fácil para o cirurgião remover o tecido doente com maior precisão e segurança.

Uma das principais vantagens da cirurgia de endometriose por videolaparoscopia com a técnica de fluorescência é que ela é minimamente invasiva, o que significa que a recuperação é mais rápida e há menos dor e desconforto após o procedimento. Além disso, a técnica de fluorescência aumenta a precisão do cirurgião na remoção do tecido endometrial, o que pode melhorar os resultados da cirurgia.

No entanto, é importante lembrar que a cirurgia de endometriose por videolaparoscopia com a técnica de fluorescência é apenas uma opção de tratamento e nem sempre é a melhor escolha para todas as mulheres. É importante discutir todas as opções de tratamento com um médico especializado em endometriose para determinar qual é a melhor opção para você.
 

Telemedicina Endopelvic